Saúde Ocupacional nada mais é do que um setor específico que lida com a saúde voltada para o trabalhador. Há quem pense que sua atividade é apenas realizar os exames para admissão e demissão do funcionário, mas sua ação vai muito além disso.
Seu principal objetivo é agir como forma de prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar a partir do ambiente de trabalho. Vale lembrar que a saúde ocupacional é caracterizada como um setor obrigatório dentro de empresas, seja qual for seu porte (pequeno, médio e grande).
As empresas que investem na segurança e saúde ocupacional previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus trabalhadores. A partir das ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido. A empresa conseguirá sentir o efeito em forma de:
Riscos que levam a acidentes, falta e redução de pessoal e consequentemente afetam todo o sistema de produção. Além disso trabalhar para eliminar e mitigar riscos ajuda a diminuir gastos como, por exemplo, com algum item de IPI que não será mais necessário, eliminar um ambiente insalubres a ponto de que não será mais necessário arcar adicional de insalubridade.
O trabalhador exposto a riscos ocupacionais tende a ter o seu rendimento prejudicado, por isso a importância de se proporcionar um ambiente adequado, para que os funcionários se sintam mais motivados e focados em suas atividades e consigam produzir mais e com melhor qualidade.
Já falamos sobre a obrigatoriedade da empresa em aplicar a saúde ocupacional, estar em dia com a legislação reduz as chances processos trabalhistas, evitando inclusive de ter as atividades suspensas.
Alguns dos principais programas que envolve a saúde ocupacional e que certamente sua empresa deve ter:
Este programa é estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9 e tem a finalidade de definir uma metodologia de ação que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores diante de todos os riscos existentes no local.
O LTCAT é um documento que visa registrar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho. Ele avalia a insalubridade ou periculosidade para o empregado e propõe a execução de medidas que evitem possíveis problemas.
Programa que monitora a saúde do empregado durante toda a trajetória profissional dentro da empresa. Ele abrange, da admissão à demissão, todos os exames dessa etapa exigidos por Lei.
Você pode aplicar em sua empresa as medidas de segurança e saúde de trabalho e elevar o nível de excelência da sua organização. Conte conosco se precisar de ajuda em capacitar sua equipe e elaborar seus programas de prevenção.
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