Neste artigo vamos falar como é feita a comunicação entre o operador e o movimentador no Plano de Rigging. Vamos lá?
Normalmente, a movimentação de carga é uma operação que envolve mais de uma pessoa, ou seja, é um trabalho em equipe.
Quando temos mais de um movimentador envolvido no processo, um deles deverá ser eleito para sinalizar o operador. Ou seja, ele será responsável pela operação no Plano de Rigging.
Nesse caso, somente ele poderá sinalizar após verificar se outros movimentadores deixaram a área de risco e se a Linga está bem colocada.
A comunicação entre o operador e o movimentador pode ser feita através de:
- Sinalização com as mãos;
- Comunicação verbal (somente quando o operador estiver próximo e poder ouvi-lo);
- Radiocomunicação;
- Sinalização ótica ou sonora.
Para evitar acidentes devemos ter certeza de que a sinalização utilizada pelo movimentador é também a que o operador entende.
Para a sinalização manual, as tabelas de comunicação por sinais têm se mostrado muito eficientes. É possível ter variações dos sinais sem problemas, desde que a linguagem utilizada seja compreendida pelos envolvidos. Além disso, o movimentador deve sempre deixar a área de risco antes de sinalizar ao operador.
O movimentador, além de sinalizar e isolar a área de movimentação de cargas, não deve acompanhar uma carga suspensa andando de costas. Afinal, qualquer tropeço pode ser fatal. Além disso, deve estar atento para:
- Não posicionar as mãos ou os pés debaixo das cargas;
- Não ficar entre as cagas a serem suspensas;
- Nunca ficar em cima ou desder em cargas suspensas.
Quando for necessário acompanhar uma carga, deve-se utilizar um cesto apropriado, que deve estar em conformidade com as normas e toda a documentação necessária.
Tem mais dúvidas de como aplicar o modo de comunicação entre o operador e o movimentador no Plano de Rigging? Entre em contato conosco e envie a sua dúvida.
Em nosso site, você encontra informações sobre diversos cursos para capacitar sua equipe. Clique aqui para saber mais!