A resolução do Contran foi criada com o objetivo de aperfeiçoar os requisitos de segurança no transporte de cargas em veículos rodoviários de carga em todo o Brasil.
Foram estabelecidas as condições de operação esperadas no transcorrer da viagem, tais como: manobras bruscas, solavancos, curvas, frenagens ou desacelerações repentinas. Como essas condições são esperadas, todas as cargas transportadas, conforme seu tipo, devem estar devidamente amarradas, ancoradas e acondicionadas no compartimento de carga ou superfície de carregamento do veículo.
Assim, a resolução define quais são os dispositivos de amarração que devem ser utilizados, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, além dos respectivos mecanismos de tensionamento.
Para determinar o número de pontos de amarração, é preciso considerar a resistência dos pontos de amarração, que conta com peso bruto total do veículo e a força de tração admissível para os pontos de ancoragem. Para efetuar o cálculo deve-se considerar o comprimento da plataforma e carga útil máxima. Após essas informações, podemos seguir com os cálculos para determinar os pontos de amarração da carga.
Quer saber mais sobre como garantir a correta amarração de cargas conforme a determinação do Contran? Manda sua dúvida para a gente.