Procedimentos de inspeção e manutenção de caldeiras de acordo com a NR-13

Procedimentos de inspeção e manutenção de caldeiras de acordo com a NR-13

Além da NR-13, as normas técnicas oficiais regulamentam a inspeção de segurança de caldeiras, especificando os principais procedimentos exigíveis para a mesma. Lembrando que nenhuma caldeira poderá estar em operação sem apresentar condições satisfatórias de segurança, para tanto, devem ser submetidas a inspeção inicial antes de ser posta em operação.

 

Inspeção periódica e inspeção extraordinária 

Após ser instalada num local ou reinstalada em outro, deve-se realizar inspeção periódica a cada período de 12 (doze) meses, contando da data da inspeção inicial.

E, além disso, deve-ser realizar a inspeção extraordinária sempre que a caldeira for danificada por acidente ou outra ocorrência capaz de comprometer sua segurança, quando a caldeira for submetida a alteração ou reparo importante capaz de alterar suas condições de segurança, antes da caldeira ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de seis meses ou quando houver mudança de local de instalação da caldeira.

Cada inspeção conforme sua natureza e finalidade, pode incluir exame do prontuário, exame externo que é feito com a caldeira em operação para verificar o correto funcionamento dos equipamentos e acessórios, sendo anotados todos os itens que poderão prejudicar a sua segurança e exame interno que deve ser feito antes e depois da limpeza interna, servindo para detectar se a caldeira apresenta todas as condições de segurança, bem como, coletar dados de espessura da parede, amostras de resíduos, corpos de prova, e outras situações.

 

Prevenção contra corrosão 

Os procedimentos de manutenção das caldeiras, tem como objetivo estabelecer a segurança durante a vida útil. Dentre os procedimentos, deve considerar as seguintes situações como a prevenção contra corrosão que se deve ao ataque de ácidos existentes na água, os quais, dependendo da concentração, poderão ser mais ou menos prejudiciais. Veja abaixo:

A rotina de manutenção preventiva precisa considerar a limpeza dos tubos de fumaça e revisão dos refratários, limpeza da caldeira na parte da água, depósitos, nível de água, queimador, ventiladores, bombas, filtros, pressostatos e manômetros, além da rotina de inspeção diária, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual.

Quer saber mais sobre procedimentos de inspeção e manutenção de caldeiras de acordo com a NR-13? Mande sua dúvida para a gente. Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe
Veja também outras notícias
Siga a Ágil nas redes sociais:
© 2021 - Todos direitos reservados - Ágil Consultoria Ocupacional