Para começar, é importante diferenciar as características dos pneus para entender mais sobre eles e sobre direção defensiva.
Os pneus, devem passar por uma correta calibração, atendendo sempre a especificação do fabricante. Também devemos conhecer como se faz os rodízios. Para isso, é preciso conhecer os diferentes tipos de pneus, dentre eles o simétrico, assimétrico e direcional. Confira as diferenças entre eles.
O pneu simétrico é o modelo que possui desenho igual dos dois lados da banda de rodagem.
Se traçarmos uma linha imaginária no centro da banda de rodagem, vamos conseguir visualizar esse detalhe.
O pneu assimétrico tem os desenhos diferentes entre um lado e outro do pneu, assim assume a função de expulsar a água e estabelecer uma aderência mais eficaz em pistas molhadas.
Já o pneu direcional possui o desenho em forma de uma seta na banda de rodagem, para indicar o sentido da rotação do pneu.
Sabendo dessas informações, é só lembra que os rodízios são feitos da seguinte forma: se o pneu for do modelo simétrico ou assimétrico, verifique qual é o tipo de tração do veículo. Se for tração dianteira, passe os pneus de trás pra frente, trocando os lados. E os da frente reto para trás e vice-versa em relação à tração. Se for direcional, só inverta os pneus da frente com os de trás sem cruzar a posição dos mesmos, independentemente da tração do veículo.
Quer saber mais sobre quando se fala em Direção Defensiva qual é a importância dos cuidados com os pneus? Mande sua dúvida para a gente.