Para operar uma caldeira, não basta saber somente acioná-la e desligá-la, é preciso entender no mínimo os conceitos apresentados na norma regulamentadora NR13, além de saber noções de física aplicada. A seguir, vamos explicar um pouco mais o porquê.
A caldeira é definida como equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à pressão atmosférica, utilizando qualquer fonte como combustão ou energia elétrica. Note que o termo apresenta pressão superior à pressão atmosférica, logo a pessoa a qual irá operar a caldeira já precisa estar atenta às condições para que o controle da situação seja constante.
O equipamento é preparado para suportar diversas condições durante a operação, mas, se sair do controle, pode causar graves acidentes. Uma explosão, por exemplo, pode ferir gravemente ou até levar à morte diversas pessoas que nem estão envolvidas no processo, só pelo fato de estarem próximas ao local de instalação da caldeira.
Dentre os conceitos de operação de caldeiras que auxilia o técnico durante todo o processo de operação e funcionamento da caldeira são: pressão, pressão atmosférica, pressão manométrica e pressão absoluta, pressão interna em caldeiras, unidades de pressão, transferência de calor, noções gerais (o que é calor, o que é temperatura, modos de transferência de calor, calor específico e calor sensível, transferência de calor à temperatura constante e termodinâmica). Esses são alguns itens que visam preparar a pessoa que estará envolvida no processo de operação e funcionamento da caldeira.
Além desses conceitos, a norma regulamentadora NR13 apresenta a necessidade de conhecimento de outros conceitos para o total controle da operação. Dentre eles, Mecânica de fluidos, Conceitos fundamentais, Pressão em escoamento, Escoamento de gases, Noções de química aplicada, Densidade, Solubilidade, Difusão de gases e vapores, Caracterização de ácido e base (Álcalis), Definição de pH, Fundamentos básicos sobre corrosão, Tópicos de inspeção e manutenção de equipamentos e Registros.
Em relação às caldeiras, os tópicos são: Considerações gerais, Tipos de caldeiras e suas utilizações, Caldeiras flamotubulares, Caldeiras aquatubulares, Caldeiras elétricas, Caldeiras a combustíveis sólidos, Caldeiras a combustíveis líquidos, Caldeiras a gás, Acessórios de caldeiras, Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras, Dispositivo de alimentação, Visor de nível, Sistema de controle de nível, Indicadores de pressão, Dispositivos de segurança, Dispositivos auxiliares, Válvulas e tubulações, Tiragem de fumaça, Sistema instrumentado de segurança, Operação de caldeiras, Partida e parada, Regulagem e controle (de temperatura, de pressão, de fornecimento de energia, do nível de água, de poluentes e de combustão).
Além disso, envolve tópicos, como: Falhas de operação, Causas e providências, Roteiro de vistoria diária, Operação de um sistema de várias caldeiras, Procedimentos para situações de emergências, Tratamento de água de caldeira, Prevenção contra explosões e outros riscos (Riscos gerais de acidentes e riscos à saúde e Riscos de explosão), Estudos de caso, Legislação e normalização, Categoria de caldeiras B, Tópicos de inspeção e manutenção de equipamentos e Registros.
Esses são os conceitos que auxiliam a pessoa que vai operar uma caldeira. Quer saber mais sobre treinamentos e qualificação dos operadores de caldeiras conforme as exigências da NR13. Entre em contato com a nossa equipe.